[Valid RSS] Comunidade Blogueira Eva: Janeiro 2015

janeiro 16, 2015

Selfies uma compulsão narcisista?!


Tendência crescente de tirar SELFIES (fotos de sí mesmos) com celulares pode estar ligada a problemas de saúde mental que incidem sobre a obsessão de uma pessoa com a aparência.
Segundo o psiquiatra Dr. David Veal: "Desde a ascensão dos telefones com câmera, dois em cada três pacientes que vêm para me ver com Transtorno Dismórfico Corporal têm uma compulsão para repetidamente tirar e postar selfies em sites de mídia social".
"A terapia cognitivo-comportamental é usada para ajudar o paciente a reconhecer as razões para o seu comportamento compulsivo, e então para aprender a moderá-lo", ele disse ao Sunday Mirror.
Um adolescente britânico tentou cometer suicídio depois que ele não conseguiu tirar o selfie perfeito. Danny Bowman ficou tão obcecado em capturar a foto perfeita, que ele passou 10 horas por dia tirando até 200 selfies. O garoto de 19 anos perdeu quase 30 quilos, abandonou a escola e não saiu de casa por seis meses em sua busca para obter a imagem certa. Ele tirava 10 fotos imediatamente depois de acordar. Frustrado em suas tentativas de tirar aquela imagem que ele queria, Bowman eventualmente tentou tirar a própria vida por uma overdose, mas foi salvo por sua mãe.
Se acredita que o adolescente seja o primeiro viciado em selfie do Reino Unido e recebeu terapia para tratar seu vício em tecnologia, bem como Transtorno Dismórfico Corporal e TOC (Transtorno obsessivo-compulsivo).
Parte de seu tratamento no Hospital Maudsley, em Londres, incluiu tirar seu iPhone em intervalos de 10 minutos, que aumentou para 30 minutos e depois de uma hora.

LEIA MAIS.